Chave PIX: O que É, Como Cadastrar, Vantagens do PIX

O PIX finalmente está chegando ao mundo financeiro como uma das promessas revolucionárias. Isso porque, o mesmo é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. E com ele, surgirão mais opções de transferências, ao invés de um simples TED ou DOC. Curiosamente, com a Chave PIX, poderão ser efetuadas transferências após o expediente bancário. Até mesmo aos finais de semanas, por exemplo, com a promessa de cair o dinheiro na conta corrente, segundos depois. O único modo de você poder utilizar esta nova função é por meio dos aplicativos de celular, de seu banco. Ou seja, independente de qual instituição financeira você tiver, todas deveram adotar este novo método.

Chave PIX
Chave PIX

Confira também as novidades do Governo Federal para programas habitacionais: Casa Verde Amarela.

O que é chave PIX? O que ela oferece de diferente?

Conforme já mencionamos no início deste artigo, a chave PIX é um novo meio de pagamento instantâneo. Por ter sido feito pelo Banco Central, principal instituição financeira do país, todas as outras terão que adotá-la. Com isso, é necessário que você efetue o cadastro para o PIX no aplicativo de seu banco de preferência. Com ele já em funcionamento, a promessa é que você consiga efetuar e receber transferências de maneira instantânea. Como assim? Você poderá efetuar uma transferência em um sábado, por exemplo, e o dinheiro cair na conta no mesmo momento. Isso eliminará por completo a longa demora de esperar por uma segunda-feira, ou o próximo dia útil.

O que É PIX
O que É PIX

Como cadastrar a chave PIX: como você deve prosseguir

Primeiramente, o seu passo inicial deverá ser acessar o aplicativo de seu banco de preferência. Uma vez com isso feito, geralmente aparece algum pop-up na tela falando sobre o PIX e como cadastrá-lo. Caso não aconteça, procure pela opção PIX na interface do app. Todos eles já estão disponíveis. Existem quatro formas de cadastrá-lo:

  • Pelo seu CPF ou CNPJ;
  • Por e-mail;
  • Por telefone celular ou;
  • Por uma chave aleatória.

Esta última opção funciona como se fosse um token, aquele código de segurança gerado aleatoriamente. Basta escolher a opção desejada no aplicativo.

Como cadastrar a chave PIX
Como cadastrar a chave PIX

Oportunidades de programas habitacionais do Governo: Minha Casa Minha VidaCDHU 2021Morar Bem DF.

Quais as vantagens do PIX e porque aderi-lo

De acordo com o próprio Banco Central, existem três grandes vantagens na utilização da chave PIX.

  • A primeira é que o serviço estará disponível 24 horas por dia, até aos finais de semana.
  • Fora isso, todas as transações serão concluídas em menos de incríveis dez segundos.
  • E por fim, e talvez a maior de todas as vantagens, é que o PIX será gratuito.
Vantagens do PIX
Vantagens do PIX

Para pessoas físicas e até mesmo microempreendedores individuais (MEI). Ou seja, chega de pagar taxas abusivas de bancos, para fazer uma transferência. E também, não precisará mais esperar dias úteis, ou até dois dias, para ver o resultado.

Quanto custa a transação pelo PIX?

Até determinado momento, conforme informado pelo Banco Central, a transação não terá custos. Isso mesmo, ela será totalmente gratuita. Pelo menos até agora, será assim que operará o novo método de pagamento. Ainda não foi informado se aceitará transações internacionais e se para mandar dinheiro para fora ou para dentro, terá alguma taxa. A intenção da criação da chave PIX é justamente diminuir o tempo de espera da transferência, e também os custos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo